Os Indicadores Econômico-Financeiros no Varejo Eletrônico e no Tradicional: o Caso das Lojas Americanas S/A e Americanas.com Comércio Eletrônico S/A

Maria Iolanda Sachuk, Altemar Carlos Cristiano

Resumo


Num contexto em que existe a necessidade de recursos financeiros para viabilizar o ciclo operacional e a continuação das atividades, o uso de índices ou indicadores econômico-financeiros podem demonstrar características específicas quanto ao uso das fontes de recursos. Partindo-se do pressuposto de que não existem meios para realizar análises das contas patrimoniais que envolvem o financiamento e as aplicações no ciclo operacional de empresas virtuais ou extensões de lojas tradicionais voltadas para o comércio eletrônico, neste artigo utilizam-se os meios aplicados pela gestão financeira ou de capital de giro nas empresas tradicionais, objetivando responder a seguinte questão: quais as diferenças e semelhanças entre o comércio varejista tradicional e o varejista eletrônico, no que tange aos aspectos da composição do ativo e do uso das fontes de recursos financeiros na Lojas Americanas S/A e Americanas.com Comércio Eletrônico S/A? O objetivo da investigação foi o de analisar a relação entre o uso e as fontes dos recursos no varejo tradicional e eletrônico. A pesquisa é um estudo de caso, do tipo descritivo, que investigou um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real para demostrar características financeiras na atividade das duas empresas no período de 2000 a 2002.

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