ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE PERFUMES E COSMÉTICOS

Charlanne Kelly Piovezan, José Darney Rubino

Resumo


Fala-se em clima organizacional para se referir às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano. Portanto, trata-se do conjunto de percepções dos empregados sobre diversos aspectos da organização, tais como: orientação das tarefas, pressão no trabalho; inovação e conforto físico, entre outros. Esse estudo se justifica pela importância de se avaliar a cultura organizacional de uma empresa que se encontra há mais de trinta anos no mercado e que se tornou a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do país. O estudo tem por objetivo geral verificar como os funcionários avaliam a cultura organizacional de três lojas franqueadas de O Boticário e, por objetivos específicos, identificar a qualidade do clima organizacional em que a empresa selecionada se encontra; observar as possíveis relações entre o clima organizacional e a qualidade do atendimento oferecido ao público; e avaliar de que forma o clima organizacional se reflete no trabalho dos atendentes.

Palavras-chave


Clima organizacional; comportamento humano; cultura organizacional

Texto completo:

PDF