ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE PERFUMES E COSMÉTICOS
Resumo
Fala-se em clima organizacional para se referir à s influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano. Portanto, trata-se do conjunto de percepções dos empregados sobre diversos aspectos da organização, tais como: orientação das tarefas, pressão no trabalho; inovação e conforto fÃsico, entre outros. Esse estudo se justifica pela importância de se avaliar a cultura organizacional de uma empresa que se encontra há mais de trinta anos no mercado e que se tornou a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do paÃs. O estudo tem por objetivo geral verificar como os funcionários avaliam a cultura organizacional de três lojas franqueadas de O Boticário e, por objetivos especÃficos, identificar a qualidade do clima organizacional em que a empresa selecionada se encontra; observar as possÃveis relações entre o clima organizacional e a qualidade do atendimento oferecido ao público; e avaliar de que forma o clima organizacional se reflete no trabalho dos atendentes.
Palavras-chave
Clima organizacional; comportamento humano; cultura organizacional