AVALIAÇÃO DA SATISFAÇAO DO FUNCIONÃRIO EM UMA CONCESSIONÃRIA DE PEDÃGIO

Charlanne Kelly Piovezan, Humberto Alexandre Simoni

Resumo


Este estudo foi realizado na área de comportamento organizacional, tendo como tema a satisfação no trabalho. O objetivo geral foi avaliar a satisfação dos funcionários de uma concessionária de pedágio e, por objetivos específicos foram delineados: caracterizar o perfil dos funcionários do setor administrativo; verificar a satisfação dos funcionários; levantar os aspectos que requerem mudanças para se obter a otimização no desenvolvimento do trabalho dos funcionários. O estudo foi realizado em uma concessionária de pedágio paranaense, envolvendo aproximadamente 77% do total de funcionários. O instrumento de pesquisa utilizado foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), de Siqueira et al. (2008). Dessa forma, foram avaliadas cinco dimensões: satisfação com os colegas, satisfação com o salário, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções. Os resultados indicaram que há satisfação apenas com a chefia. Constatou-se indiferença com as dimensões satisfação com o salário e com as promoções, enquanto com as dimensões natureza do trabalho e colegas foi revelado que há indiferença por parte dos participantes do estudo. Concluiu-se que a satisfação com o trabalho constitui um dos principais aspectos que conduzem ao comprometimento do funcionário com a organização, aumento da produtividade, entre outros aspectos importantes para a empresa.

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