PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÃLISE A PARTIR DA TEORIA RELACIONAL E PROCESSUAL EM UMA FASFIL

Juliana de Aquino Fonseca Doronin

Resumo


Em leituras iniciais sobre nosso objeto de pesquisa, a saber- Programa de bolsas de estudo numa FASFIL (Fundações e Associações sem fins lucrativos) percebemos uma vasta bibliografia que assume posicionamentos opostos. Por um lado, um grupo “defende†esse “novo fenômeno de organização social†enquanto outro –grupo- “ataca†essas iniciativas. Contrariando essa dualidade optamos por dialogar com Marcelo Kumath, e sua proposta de pensar os fenômenos sociais de forma relacional e processual. Acreditamos que essa perspectiva analítica se opõe ao posicionamento radical que temos encontrado em outros estudos, que separa em grupos distintos toda e qualquer forma de explicação dos fenômenos sociais, comprometendo no nosso entendimento à análise. Nesse sentido, propomos no primeiro momento deste texto abordar discussões relacionais acerca do conceito de terceiro setor, bem como fenômeno social e políticas públicas engajadas nesse processo. Nomeadamente o programa de bolsas de estudo numa FASFIL. Em seguida, faremos um recorte do nosso projeto de pesquisa, no qual relacionamos Globalização, Terceiro Setor, Política Neoliberal, e a Educação no Brasil. E por último faremos uma breve discussão acerca do que consideramos maniqueísta X essencialista.

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