OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO APRENDIZ DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Nancy Aparecida Meneguetti, Anderson Katsumi Miyatake, HeingXing Ma, Marcos Rycardo C Coelho

Resumo


Projetos de Aprendizagem são uma alternativa para o primeiro emprego e a qualificação profissional para os jovens. A Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000 assegura o direito, estabelecendo que empresas privadas ou estatais de médio e grande porte devem contratar formalmente jovens entre 14 e 24 anos. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de emancipação social de jovens de baixa renda de Sarandi-PR, o projeto da UEM estão formando trabalhadores com ênfase em vendas, empreendedorismo e economia solidária durante 2 anos. Foram selecionados 49 jovens que cursassem no mí­nimo a 7ª série do ensino regular em escolas estaduais no ano de 2010, para a formação teórica e trabalhar meio período. A UEM tem parceria com uma ONG, Órgãos governamentais e empresas de Sarandi e Maringá. Os resultados parciais dos 2 módulos demonstram que dos 36 aprendizes que permanecem, 7 concluíram o Ensino Médio e 4 estão cursando o ní­vel superior.

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