PESQUISA DE MARKETING: UM ESTUDO COM SEIS AUTORES

Paulo Alexandre Oliveira

Resumo


O mercado tem mostrado que a pesquisa de marketing é uma ferramenta essencial para a gestão organizacional. Existem diversas dificuldades em se conceber e desenvolver pesquisas nas organizações. Este trabalho investigou três estudos publicados em território nacional. A escolha pelos estudos se justifica à medida que visa atender administradores no Brasil. Verificou-se que a pesquisa de marketing precisa ser realizada de maneira contínua para possibilitar análises mais profundas e também para prognósticos mais precisos. Através deste trabalho levantaram-se diversas técnicas de coleta de dados e análises, além de estabelecer os principais tópicos ao se conceber e desenvolver uma pesquisa.

Abstract


MARKETING RESEARCH: A STUDY WITH SIX AUTHORS


The market has shown that marketing research is an essential tool for organizational management. There are many difficulties in conceive and develop researches in business organizations. This paper investigated three others studies published in national territory. The choice for the selected studies is justified by the objective to attend national administrators. This study indicates that marketing research needs to be developed in a continuous way in order to realize more profound analysis and predict more precisely the future. This study encompass a variety of techniques to collect and analyse data, besides it indicates various topics about conceiving and developing a research.


Palavras-chave


Pesquisa de marketing; Métodos de pesquisa; Marketing research; Methods of research

Texto completo:

PDF