EMPREENDEDORISMO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Danillo Xavier Saes, Fabio Henrique Soares Pita

Resumo


A preparação e formação escolar no Brasil, geralmente, em sua maioria, é voltada para a estabilidade e segurança na empresa em que se irá exercer
uma profissão, independente de qual seja. Em outros países, esta formação
já está sendo focada na formação de um empreendedor a partir dos primeiros anos escolares, sendo que, em alguns destes países, Empreendedorismo não é apenas uma disciplina ou um módulo, mas sim um Curso Superior. Muitos jovens pensam em se aventurar em um empreendimento após a conclusão da faculdade, porém, se existisse um planejamento executado no decorrer do curso superior ou a orientação voltada à abertura de uma nova empresa, isso não seria apenas uma aventura, mas poderia contribuir de forma positiva para o sucesso do novo empreendimento. Dados do Sebrae informam que, em grande parte dos casos, as micro e pequenas empresas fecham precocemente, antes de 2 anos de existência. Isso ocorre devido a inexperiência e a falta de instrução do novo empreendedor. De forma objetiva, o presente artigo pretende mostrar a importância do estudo do Empreendedorismo, de maneira mais enfática nos cursos de graduação, oferecendo conhecimentos necessários para que, os recém-formados, possam não se aventurar, mas planejar a abertura de uma empresa e minimizar os riscos de insucesso.



ABSTRACT

The preparation and training school in Brazil, generally, for the most part is geared to stability and security in the company in which a profession will be exercised, regardless of what profession it is. In other countries, this training has been focusing on the formation of an entrepreneur in the early years of school, and in some of these countries Entrepreneurship is not just a subject or a module, but a Superior Course. Many young people think about venturing in a business enterprise after finishing the graduation course, however, if there were a planning implemented in university course orientation focused on the opening of a new company, it would not be just an adventure, but it could help positively for the success of the new business. Datas from Sebrae inform that in many cases, the micro and small businesses close early, before 2 years of existence, this is due to inexperience and lack of instruction of the new entrepreneur. From an objective way, this article aims at showing the importance of the study of Entrepreneurship in a more emphatic way graduation programs, providing knowledge required for the newly graduated to not only venture, but plan the opening of a business and minimize the risk of failure.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Empreendedor; Empresa; curso superior; Planejamento; Formação de empreendedores; Sucesso.

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