ABORDAGEM CONCEITUAL DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (SIG) NA BUSCA PELA MELHORIA CONTINUA NAS ORGANIZAÇÕES

Nara Medianeira Stefano

Resumo


A qualidade de bens e serviços é amplamente reconhecida nas organizações de diversos países, como uma estratégia, um diferencial competitivo apropriado para tornar eficientes os processos produtivos e gerar lucros. O Sistema Integrado de Gestão (SIG) é uma ferramenta de grande importância para essas empresas. Entre outros objetivos, ele é responsável pela integração dos processos. Porém, a implantação do SIG é um projeto longo, que se depara com diversos tipos de problemas. O conhecimento prévio dos possíveis problemas pode ser de fundamental importância para se tomar ações preventivas ou mesmo para se adotar procedimentos mais adequados. Este artigo descreve de forma teórica a utilização de SGI para a melhoria da qualidade de produtos e ou serviços nas organizações. Portanto, com o uso do SIG, a organização demonstra o compromisso com a melhoria contínua.

Palavras-chave


Qualidade; Melhoria contínua; Ciclo PDCA

Texto completo:

PDF