REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PESQUISA ETNOGRÃFICA NAS PESQUISAS DE MARKETING

Vanessa Justino, Patrícia Araújo Vasselai, Ronaldo Pereira da Silva

Resumo


O presente artigo se propõe a discutir as possíveis aplicações do método etnográfico, originário da Antropologia, às pesquisas em Marketing. A sensibilidade e a riqueza das pesquisas etnográficas aplicadas aos estudos do comportamento do consumidor têm correspondido de maneira positiva, uma vez que esta metodologia investiga o indivíduo como um todo, ao contrário das pesquisas de mercado que limitam-se, em boa medida, a fatores econômicos. A introdução de conceitos como cultura, crença e símbolos, por exemplo, tem proporcionado às organizações desenvolver planos estratégicos eficazes onde os produtos passaram a ser desenvolvidos com observações particulares. Em termos metodológicos, esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de artigos sobre o tema, onde foram identificadas as dimensões simbólicas que envolvem o consumo e como as pesquisas etnográficas oferecem subsídios ao campo da pesquisa mercadológica, e em particular ao campo de estudos do comportamento do consumidor.

Palavras-chave


Pesquisas etnográficas; pesquisas de marketing; comportamento do consumidor.

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