REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PESQUISA ETNOGRÃFICA NAS PESQUISAS DE MARKETING
Resumo
O presente artigo se propõe a discutir as possÃveis aplicações do método etnográfico, originário da Antropologia, à s pesquisas em Marketing. A sensibilidade e a riqueza das pesquisas etnográficas aplicadas aos estudos do comportamento do consumidor têm correspondido de maneira positiva, uma vez que esta metodologia investiga o indivÃduo como um todo, ao contrário das pesquisas de mercado que limitam-se, em boa medida, a fatores econômicos. A introdução de conceitos como cultura, crença e sÃmbolos, por exemplo, tem proporcionado à s organizações desenvolver planos estratégicos eficazes onde os produtos passaram a ser desenvolvidos com observações particulares. Em termos metodológicos, esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de artigos sobre o tema, onde foram identificadas as dimensões simbólicas que envolvem o consumo e como as pesquisas etnográficas oferecem subsÃdios ao campo da pesquisa mercadológica, e em particular ao campo de estudos do comportamento do consumidor.
Palavras-chave
Pesquisas etnográficas; pesquisas de marketing; comportamento do consumidor.