LIDERANÇA: LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DO FUNCIONÃRIO EM UMA COOPERATIVA

Charlanne Kelly Piovezan, Marcos Rogério Franco

Resumo


No presente trabalho procurou-se abordar o tema relativo à interação entre a liderança e a equipe de trabalho em uma empresa do ramo cooperativista. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção da equipe de trabalho em relação ao seu líder em uma organização cooperativa. Foram delineados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil dos funcionários entrevistados; apresentar a percepção de liderança da equipe de trabalho. A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica e pesquisa realizada com os funcionários da empresa, utilizando como instrumento um questionário com questões fechadas. Os resultados obtidos expressam que os funcionários, de maneira geral, demonstram consideração e mesmo admiração pelo seu líder, embora para um percentual mínimo, essa relação se apresente conflituosa. Concluiu-se que a relação social entre chefia e empregado envolve a aceitação de sugestões, a discussão dos problemas e, mesmo a participação nas decisões, pois, certamente, as pessoas se tornam mais comprometidas com as decisões nas quais têm um papel a desempenhar.

Palavras-chave


Liderança; Motivação; Equipe.

Texto completo:

PDF