LIDERANÇA: LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DO FUNCIONÃRIO EM UMA COOPERATIVA
Resumo
No presente trabalho procurou-se abordar o tema relativo à interação entre a liderança e a equipe de trabalho em uma empresa do ramo cooperativista. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção da equipe de trabalho em relação ao seu lÃder em uma organização cooperativa. Foram delineados os seguintes objetivos especÃficos: caracterizar o perfil dos funcionários entrevistados; apresentar a percepção de liderança da equipe de trabalho. A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica e pesquisa realizada com os funcionários da empresa, utilizando como instrumento um questionário com questões fechadas. Os resultados obtidos expressam que os funcionários, de maneira geral, demonstram consideração e mesmo admiração pelo seu lÃder, embora para um percentual mÃnimo, essa relação se apresente conflituosa. Concluiu-se que a relação social entre chefia e empregado envolve a aceitação de sugestões, a discussão dos problemas e, mesmo a participação nas decisões, pois, certamente, as pessoas se tornam mais comprometidas com as decisões nas quais têm um papel a desempenhar.
Palavras-chave
Liderança; Motivação; Equipe.