O FEEDBACK ASSERTIVO COMO FATOR MOTIVACIONAL

Fabio Rosa, Luiz Alberto de Oliveira

Resumo


As empresas necessitam um diferencial expressivo para obter sucesso no atual mercado altamente competitivo. Poderiam consegui-lo através de pessoas motivadas, o que depende, em parte, de um bom relacionamento interpessoal entre seus funcionários. A comunicação realizada de forma incorreta poderia resultar em desestímulos, revoltas, erros e até mesmo revanchismo entre equipes de trabalho e/ou lideranças, gerando um clima organizacional desconfortável. Este ensaio teórico buscará demonstrar que a prática do feedback associado ao comportamento assertivo, quando inserida em ambiente empresarial, poderia resultar na motivação necessária para conseguir tal diferencial. Com esse fim foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica buscando associações entre o feedback e a assertividade no comportamento das pessoas. Com base nessa pesquisa poder-se-ia constatar que a prática do feedback assertivo resultaria nesse diferencial, caso seja praticado de forma corriqueira, reduzindo possíveis conflitos gerados pelas falhas de comunicações mal feitas ou erroneamente interpretadas.

Palavras-chave


motivação; feedback; diferencial.

Texto completo:

PDF