REALIZANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

Cláudia Cristina Batistela Francisco

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo discutir como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são apresentadas nas bibliografias, retratando sua influência, sugerindo formas de utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem, tanto no processo de educação presencial, como principalmente na Educação a Distância. Buscou-se responder à forma pela qual os materiais bibliográficos são apresentados para capacitação dos docentes para uso das TICs em sala de aula e como os professores os compreendem, por meio de respostas em algumas referências existentes sobre o uso das TICs no processo educacional, baseando principalmente em Belloni (2005) e Moran, Masseto e Behrens (2007). Apresentaram-se as posições e sugestões dos autores aos professores para que usem as TICs em suas disciplinas, e como as mesmas são usadas no processo de ensino e aprendizagem e a nova postura do professor frente a essa forma de ensino. A partir de análise bibliográfica, foi possível realizar uma análise crí­tica do conteúdo apresentado, levantando as dificuldades enfrentadas pelos professores de ensino superior, para usarem da melhor maneira as TICs no processo de ensino e aprendizado. Ao final, apresentam-se sugestões que auxiliam professores e autores a melhorarem a busca e a compreensão do conhecimento e, também, a capacitação dos docentes.

Texto completo:

PDF