REALIZANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são apresentadas nas bibliografias, retratando sua influência, sugerindo formas de utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem, tanto no processo de educação presencial, como principalmente na Educação a Distância. Buscou-se responder à forma pela qual os materiais bibliográficos são apresentados para capacitação dos docentes para uso das TICs em sala de aula e como os professores os compreendem, por meio de respostas em algumas referências existentes sobre o uso das TICs no processo educacional, baseando principalmente em Belloni (2005) e Moran, Masseto e Behrens (2007). Apresentaram-se as posições e sugestões dos autores aos professores para que usem as TICs em suas disciplinas, e como as mesmas são usadas no processo de ensino e aprendizagem e a nova postura do professor frente a essa forma de ensino. A partir de análise bibliográfica, foi possível realizar uma análise crítica do conteúdo apresentado, levantando as dificuldades enfrentadas pelos professores de ensino superior, para usarem da melhor maneira as TICs no processo de ensino e aprendizado. Ao final, apresentam-se sugestões que auxiliam professores e autores a melhorarem a busca e a compreensão do conhecimento e, também, a capacitação dos docentes.