CAPACIDADE GERAL DE APRENDIZAGEM: UMA ANÃLISE PRÃTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIO DE MARINGÃ, PR

Fernanda Leandro, Lucilene Ferreira, Ricardo Scoarize

Resumo


Artigo que visa demonstrar que os níveis de capacidade geral de aprendizagem, aqui nominados como CGA, variam conforme a faixa etária de acesso dos acadêmicos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior do município de Maringá, Paraná. Através de uma breve contextualização, os autores tentam demonstrar que a vivência profissional, também chamada de experiência no desenvolvimento das atividades, deve ser conhecida e respeitada pelos docentes que interagem com os alunos, de forma a fazer valer os princípios da Andragogia (Educação de Adultos). Este levantamento possibilita o desenvolvimento de estudos práticos sobre a Educação de Adultos, em uma forma introdutória, preparando a IES para um levantamento completo dos acadêmicos de Administração em um segundo momento. Os autores apresentam os resultados alcançados com um questionário aplicado com quatro acadêmicos, para em um segundo momento, apresentarem conclusões parciais e preparar o instrumento de coleta de dados para a totalidade dos acadêmicos.

Abstract


GENERAL CAPACITY OF LEARNING: A PRACTICAL ANALYSIS IN AN INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION OF MARINGÃ, PR


This article intent´s to demonstrate, the general learning capacity levels, known as CGA for future reference. The CGA ranges by the age of the academics, when the are beg lining the college. Information’s from a Graduate Administration Institution of Maringá City, Paraná. With a brief context, the authors try to demonstrate that the professional life context the authors try to demonstrate that the professional life experience, also called experience in the development pf the activities, has to be known and respected by the professors who with students. Fallowing the Andragogy principles (adults educations). This survey makes possible a real studies development of adult’s education, in a first impression, preparing the Graduate Institution for a complete Administration Academics survey. The authors show the results of a set of questions applied to four college students. With those information’s, they will present the conclusions for the totality of academics.


Palavras-chave


Andragogia; Educação de Adultos; Ensino de Administração; Andragogy; Education of Adults; Instruct of Administration

Texto completo:

PDF