A INFORMAÇÃO MULTICULTURAL E SEUS CONSUMIDORES: ASPECTOS TEÓRICOS

Edilson Damasio

Resumo


O artigo expõe a informação e cultura junto a algumas discussões teóricas no campo da Ciência da Informação. Utiliza-se de discussão sobre a informação e seu papel cultural, através do autor Nestor Garcia Canclini, fluindo para apresentar a multiculturalidade e o globalismo, e a necessidade de observá-las e compreendê-las. O mundo globalizado é discutido sobre esta ótica e também abordado pela cultura brasileira em seus diferentes contextos. Está dividido na seguinte ordem: o conceito de informação; seu aspecto cultural; os consumidores de informação. Finalizando com a exposição da multiculturalidade como ferramenta para a oferta de informação. Com necessidades informacionais de quem vive em culturas onde a informação de globalização moderna e contemporânea não consegue se inserir.


ABSTRACT

The article presents the information and culture with some theoretical discussions in the field of Information Sciences. Shall be used for discussion on information and its cultural role, through the author Nestor Garcia Canclini, streaming to submit to multiculturalism and globalism, and the need to observe them and understand them. The globalized world is discussed on this perspective, and also addressed by the brazilian culture in its various contexts. It is divided in the following order,
the concept of information, its cultural aspect, consumers of information, ending with the exposure of multiculturalism as a tool for the provision of information. With informational needs of those living in cultures where the information of modern and contemporary globalization can not enter.

Palavras-chave


Informação e cultura. Multiculturalidade. Globalismo

Texto completo:

PDF