Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista ACTIO é uma publicação semestral do curso de graduação em Direito das Faculdades Maringá, tendo como objetivo fomentar a pesquisa e divulgar artigos científicos de autores das variadas Instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras, envolvendo as temáticas da grade curricular do curso desta Instituição, a qual é bastante ampla, valorizando-se a interdisciplinaridade. Os trabalhos publicados poderão abranger grandes áreas do Direito Público e Privado, como Processual, Civil, Penal, Administrativo, Constitucional, assim como áreas mais específicas como Direitos Humanos, Linguagem Forense, Filosofia do Direito, História e Direito, Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, Psicologia Jurídica e Sociologia Jurídica.

 

Qualis Capes – 2013 – Direito: C 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Diretrizes de avaliação por pares duplo-cego

 

O sistema de avaliação da ACTIO REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS é o duplo-cego, no qual são analisados os trabalhos, com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade, rigor científico e ética.

A ACTIO REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS conta com um conselho editorial e científico e com uma comissão de avaliadores pareceristas, constituídos por um grupo de especialistas de notório saber na área do Direito e afins, constituintes do seu campo epistemológico.

Quando, porém, em função do tema do artigo, se fizer necessário um saber específico, a Comissão Editorial poderá convocar pareceristas ad hoc. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc; cada artigo é enviado a dois pareceristas,, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo será submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo será submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite da Comissão Editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

A Revista Actio

é uma publicação semestral do curso de graduação em Direito das Faculdades Maringá, tendo como objetivo fomentar a pesquisa e divulgar artigos científicos de autores das variadas Instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras, envolvendo as temáticas da grade curricular do curso desta Instituição.