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Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

I N S T R U Ç Õ E S A O S A U T O R E S

I N S T R U C T I O N S F O R A U T H O R S

ACTIO Revista de Estudos Jurídicos

 

A revista científica ACTIO, do Curso de Direito das Faculdades Maringá, tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

 

1. PROCEDIMENTOS PARA ACEITAÇÃO DOS ARTIGOS: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, que não tenham sido publicados em qualquer outro periódico ou coletânea no país. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

 

• Primeira etapa: seleção dos artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais;

• Segunda etapa: parecer de qualidade, a ser elaborado por pareceristas “ad hoc”. A Comissão Editorial e os consultores científicos, por ela indicada, compõem o filtro de qualidade responsável por essa etapa. Os pareceres comportam três possibilidades:

a. aceitação integral;

b. aceitação, com alterações;

c. recusa integral.

 

1.1. Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês ou, preferencialmente, em português. Trabalhos em outras línguas poderão ser aceitos, dependendo da consulta prévia ao Conselho Consultivo, sendo que, neste caso, deverá o resumo ser também em inglês (necessário o abstract, em inglês, qualquer que seja a língua de redação do artigo);

 

1.2. As opiniões e conceitos, contidos nos artigos, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

 

2. TIPOS DE COLABORAÇÕES ACEITAS PELA REVISTA: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem na seguinte categoria:

 

2.1. Artigos Científicos (mínimo de 15 laudas e máximo de 30 laudas): apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos, referentes à pesquisa e desenvolvimento, que atingiram resultados conclusivos significativos. Os artigos originais, referentes à pesquisa experimental, devem conter todas as informações necessárias que permitirão ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor. As publicações de caráter científico deverão conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract;  Key words; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários), e Referências.

 

3. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

 

Normas para apresentação dos originais: Deverão ser submetidos através do sistema de editoração on-line  (editor de texto Word), dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com as seguintes especificações:

 

3.1              Artigos Científicos

  1. Os artigos científicos, em formato eletrônico, deverão ser apresentados em arquivo Word, com no mínimo 15 e, no máximo, 30 páginas.
  2. Página: configurada em formato A4, com margens superior, inferior e direita, com 2 cm; margem esquerda, 3 cm.
  3. Texto: Justificado, Fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço entrelinhas 1,5, com recuo inicial de parágrafo de 1,25 cm.
  4. Titulo e subtítulo: caixa alta, negrito, recuo a esquerda, numerados na sequencia sequência, corpo 12.
  5. Titulo: em fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, caixa alta.
  6. Autoria ( máximo 3 autores): a direita, com nome completo; qualificação em nota de rodapé,  inserir o(s) nomes(s) do (a/s) Autor (a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, Orientador e Instituição de Ensino Superior;
  7. Resumo: utilizando fonte Times New Roman, em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas.
  8. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave, separadas por ;(ponto e virgula).Usar fonte Times New Roman em corpo 12.
  9. Resumo bilíngue em qualquer dos idiomas: português, inglês, francês, italiano, espanhol.
  10. Palavras chaves: bilíngue, entre 3 e o máximo de 5 palavras-chave.
  11. Corpo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e margens justificadas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações.
  12. Citações: citações com mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4cm maior que a do parágrafo; as citações, de até três linhas, devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
  13. Citações de fonte por meio de nota de rodapé: corpo 10, digitadas dentro das margens, recuada a esquerda e com espaço simples, de entrelinhas.
  14. Tabelas: inseridas no texto.
  15. Referências: obrigatório, ao final do texto, inserir as referências bibliográficas, em fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, em ordem alfabética.

 

4. FORMA DE APRESENTAÇÃO DE RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS

As resenhas bibliográficas devem focalizar trabalhos significativos que tragam uma importante contribuição à literatura existente; devem ser revisões críticas, que discutam os principais temas tratados, em um ou mais livros (de preferência), que tenham a mesma preocupação ou lidem com assuntos correlatos; devem ser sucintas e evitar consumir várias páginas, descrevendo cada capítulo de determinado livro ou cada ensaio de uma coletânea de textos.  É essencial enfatizar e discutir o conteúdo teórico do trabalho em questão. Solicita-se mencionar, no corpo do texto, os trabalhos mais relevantes da literatura específica, a qual livro(s) resenhado(s) pertence(m). A resenha bibliográfica - ou resenha crítica - consiste na leitura, resumo, e apresentação de uma crítica e juízo de valor do livro ou texto de referência feito pelo autor da resenha.

 

Deve apresentar a seguinte estrutura:

  1. Sumário (facultativo);
  2. Introdução: o assunto deve ser apresentado no primeiro parágrafo, partindo de algumas considerações mais genéricas, até chegar ao ponto em que será dada maior ênfase. A seguir, o autor deve demonstrar a importância da abordagem, os objetivos, método ou caminho de sua abordagem, para despertar o interesse do leitor. Também deve ser apresentado, na introdução, o livro ou o texto de referência definido para a resenha crítica, bem como os autores que serão utilizados como apoio nas análises;
  3. Apresentação das ideias do texto: o autor deve apresentar as ideias principais e secundárias, discutidas pelo autor do livro, capítulo ou artigo a ser usado como referência básica. As ideias principais podem ser apresentadas num único bloco, encadeadas em uma sequência lógica;
  4. Apreciação crítica: a partir da compreensão objetiva da mensagem comunicada pelo livro, capítulo ou artigo, o autor da resenha deverá tomar posição própria, em relação às ideias apresentadas, numa tentativa de superar a estrita mensagem transmitida pelo autor do texto, explorar as ideias expostas, dialogar com o autor, concordando ou discordando, levar em consideração a validade ou aplicabilidade das ideias expostas pelo mesmo. 
  5. Conclusão: para a elaboração das considerações finais, devem-se levar em conta os objetivos propostos, apontando as principais reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. O acadêmico expõe, claramente, seu ponto de vista mais marcante na apreciação crítica;
  6. Referências: devem aparecer todas as obras consultadas para a produção da resenha crítica, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

É desnecessária a divisão da resenha em seções, sendo que a estrutura, acima, é apenas indicativa, de como deverá ser o encadeamento das ideias sem a necessidade de referenciar o ponto que está sendo tratado (introdução, apresentação das ideias, etc.).

 

A resenha deverá ter a seguinte formatação:

  1. não deverá ultrapassar 6(seis) páginas;
  2. inicia-se a resenha com a indicação da referência do livro ou texto objeto do trabalho, seguido do número total de páginas. Ex: IHERING, Rudolf von. A luta pelo Direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1998, 128p.;
  3. o nome(s) do(s) autor(es) - no máximo 2 (dois) autores - da resenha, deve situar-se abaixo da referência da obra objeto do trabalho, escrito apenas com as letras iniciais maiúsculas, devendo estar alinhado à direita, seguido de número arábico, sobrescrito, com indicação da nota de rodapé na qual será citada a instituição do autor e o endereço para correspondência, no mesmo formato estabelecido para o artigo;
  4.  para as demais regras de formatação e apresentação deverão ser observadas as normas para artigos (supra).

 

5. FORMA DE APRESENTAÇÃO  DE COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO

O comentário de acórdão deve seguir as mesmas normas de formatação e apresentação de artigos científicos, descritos acima, com as seguintes ressalvas:

a.       o título deverá conter a síntese do acórdão analisado;

b.       deverá ser citada a ementa e o respectivo acórdão, na íntegra, indicando-se a fonte;

c.       após, deverão ser apresentados os comentários, constituídos de apreciação crítica sobre o julgado, com fundamento na doutrina e jurisprudência atual.

 

 

O envio dos artigos para a Revista ACTIO implicará na prévia autorização para publicação no site, actio@faculdadesmaringa.br, nos termos descritos a seguir.

 

Autorização para publicação no site da revista: actio@faculdadesmaringa.br 

 

Título do artigo: __________________________________

Nome(s) do(s) autor (es): ___________________________

 

O(s) autor (es) do presente trabalho assegura(m) que:

1. Todos os autores mencionados participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.

2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação.

3. As opiniões contidas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

4. Este trabalho será submetido à aprovação do Conselho Editorial da revista ACTIO.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
    1. Toda e qualquer obra submetida a ACTIO REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS deverá ser enviada para submissão, via online, através do endereço eletrônico da revista e após o cadastro no site referido, como autor. 
 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.