PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING : O DIFERENCIAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Karina Angélica Costa Aliberti, Marcos Vinicius Vilela Benetti

Resumo


Atualmente as organizações têm se deparado com uma concorrência que, a cada dia que passa, se torna mais acirrada, e que não mede esforços para conquistar seus objetivos. No entanto, uma forma de vencer a concorrência e se destacar no mercado é promover o marketing dos produtos ou serviços que a empresa oferece. Mas, como fazer isto? Uma forma é desenvolver planejamento estratégico voltado para o marketing. Com ele, as organizações podem direcionar de forma
mais adequada seus recursos financeiros, materiais e humanos a fim de multiplicarem os seus resultados, identificar oportunidades em mercados que não são muito explorados pela concorrência e conhecer os pontos fortes e fracos que podem ser desenvolvidos para alcançarem os resultados propostos em um plano estratégico. Desta forma, o presente artigo tem como principal objetivo mostrar a importância do planejamento estratégico para a administração de marketing
e quais os diferenciais de mercado que uma organização pode ter se desenvolver planejamento estratégico. O presente artigo será elaborado através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e buscará identificar os benefícios auferidos pelas organizações que praticam planejamento estratégico, porém com responsabilidade, pois de nada adianta se ter um planejamento se não se conhece em que mercado a empresa se encontra Daí a necessidade de se conhecer
bem o negócio e a realidade do mercado para, com a ajuda do planejamento,
alcançar os objetivos propostos pelo plano.


Abstract


XXX


Currently the organizations have been faced with a competition that every day becomes more tense, and do not measure efforts to win their goals. However, a way to win the competition and out on the market is to promote the marketing of the products or services that the company offers, but how to do this? One way is to develop strategic planning back to the marketing. With it, organizations can direct more adequately its financial resources, material and human resources in order to multiply its results, identify opportunities in markets that are not exploited by the competition, and know the strengths and weaknesses that can be developed for achieve results in a proposed strategic plan. Thus, this article’s main goal show the importance of strategic planning for the administration of marketing and market differentials which an organization may have to develop strategic planning. This article will be produced through a literature search of exploratory nature, and seek to identify the benefits earned by organizations that practice strategic planning, but with responsibility because of anything even if having a plan if it does not know where the company is market hence the need to know the business well and the reality of the market to help achieve the goals of the plan proposed by the plan.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; Marketing; Organizações

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